Os 10 Melhores Doces de Leite de Minas de 2019

Clique abaixo para votar em quem você gostaria de ser o Melhor Doce de Leite de Minas em 2019.

Com objetivo de oferecermos sempre os melhores doces de leite de Minas para todo o Brasil, anualmente realizamos uma seleção entre os produtores em atividade no mercado para descobrirmos novas marcas, e também ficar de olho em como anda a qualidade daquelas já consagradas.

Houve uma época em que os doces de leite fabricados aqui no Brasil eram bem característicos de confeitaria, bem inferiores aos argentinos e uruguaios, era um doce de leite grosso, com bastante amido e pouco doce, que pode ser bom para ser usado em bolos e receitas, mas perdia em muito na qualidade se comparados com nossos vizinhos latino americanos, e tinha um sabor esquisito se degustados em colheradas puros.

A história está mudando e ja tem alguns anos que estão surgindo novos produtores  familiares de diversas regiões de Minas com pequenas fabricações mais cuidadosas e com ingredientes selecionados. Não gosto de usar a palavra da moda “Gourmet”, porque na verdade são apenas doces de leite com receitas tradicionais passadas de geração em geração nas famílias, que mantiveram o cuidado de valorizar a qualidade e sabor no lugar da quantidade da produção e no lucro.

O CONCURSO

Um concurso em duas fases, sem taxas de inscrição para os produtores, sem a participação deles na organização e no qual o máximo de doces de leite puros (com rótulo e registro) produzidos em Minas Gerais e disponíveis no mercado participam. Essa é a proposta da Doces de Minas.com, a mais abrangente loja virtual de doces mineiros do país.

Vamos começar com o voto popular das marcas, até chegarmos as 10 marcas finalistas.  Serão avaliadas características como:

  •  Cor
  • Brilho
  • Doçura
  • Cremosidade
  • Textura
  • Aroma
  • Sabor
  • Consistência
  • Ingredientes
  • Rótulo e Embalagem

Em seguida, será hora de partir para a degustação dos 10 finalistas, que serão ranqueados entre os melhores doces de leite de Minas de 2019.

Apenas estão participando os doces de leite na versão pastosa tradicional, sem mistura de outros sabores.

Essa é uma iniciativa voltada para divulgar e fomentar a qualidade do doce de leite mineiro e nacional brasileiro. Minas Gerais é um Estado brasileiro com grande tradição na produção do doce de leite, historicamente foi onde a atividade pecuária se instalou com muita facilidade e o povo desenvolveu a elaboração artesanal dos queijos e doces como modo de conservação do leite.

Nas produções industriais locais e mais ainda nas produções artesanais, os diferentes doces de leite mineiros têm seu sabor particular para cada cidade, região, clima, cultura, altitude solo, ingredientes, tradição, espécie do gado… Por toda a parte, um doce de leite diferente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *