CategoriesCuriosidades

10 Doces de Leite Mineiros para experimentar antes de morrer

Obs.: Confira o II Ranking realizado em 10/01/17 neste link

—-//—-

Impossível pensar em Minas e não lembrar do doce de leite. O Estado é a principal referência nacional do doce, e, entre muitos fabricantes profissionais ou amadores, existem alguns que realmente amam o que produzem, usando ingredientes naturais de alta qualidade, sem tentar enganar o consumidor. Seja para comer puro de colher, com queijo, goiabada ou no recheio de canudinhos, biscoitos, bolos, cupcakes, prefira sempre um doce de leite de qualidade, quanto mais sabor artesanal da fazenda, melhor.

Apesar do doce de leite ser feito basicamente de leite e açúcar, costuma-se colocar um pouquinho de bicarbonato de sódio também, para reduzir a acidez e evitar a coagulação do leite, mas bem pouquinho mesmo porque em excesso ele altera o sabor e vai escurecendo a coloração. Quando inventam de acrescentar nos ingredientes espessante amido de milho, antiumectante, glucose de milho, sal, sorbato de potássio, cloreto de sódio, lactose, entre outros, o doce de leite vai perdendo cada vez mais a sua característica caseira tradicional, daquele doce feito na fazenda no fogão a lenha, e se transformando mais em um produto artificial com sabores de mentira, baixa qualidade e prejudiciais a saúde.

Pode-se dizer que o doce de leite é o doce mais típico da América Latina, quase todos os países tem uma versão do seu com sabores bem variados. Essa é uma seleção imparcial de alguns doces de leite mineiros, sem intenção de fazer propaganda de nenhuma marca, apenas uma sincera opinião baseada na análise sensorial degustativa e na opinião popular.

 

10. Boreal

boreal

Procurei por todo o Mercado Central de BH para achar o doce de leite Boreal, que é produzido na cidade de Rio Pomba. Não temos dele pra vender aqui na Doces de Minas, mas pela fama que tem por aí era preciso experimentá-lo pra escrever este texto. Encontrei finalmente na loja Comercial Sabiá, dentro do Mercado, onde foi muito bem recomendado pelo vendedor que disse até que ele era melhor do que o Viçosa. (sic)

A embalagem em lata tem um rótulo bem simples, não é uma lata bonita pra ser escolhido nas prateleiras a não ser se for indicada por amigos ou pelo vendedor. Olhado pelo lado bom tem um lado bem vintage de um design de décadas atrás.

Ao provar achei o doce saboroso, não é enjoativo, não é muito doce, tem uma coloração mais clarinha (o que pode ser pelo uso excessivo de açúcar na receita), maaaaasssssss (!) senti muitos grãos de açúcar cristal na textura do doce, que vão estralando entre os dentes e isso é um pecado capital pra um doce de leite, acaba com a experiência, infração gravíssima e perda de 7 pts na carteira. Por isso desculpe Boreal, mas não compraria você novamente.

Ingredientes descritos na embalagem: Leite, Açúcar, Antiumectante e Bicarbonato de Sódio.

 

9. Aviação

aviacao

 

A compotinha de vidro mais bonita de todas, arredondada, exclusiva, personalizada em relevo, bastante  simpática, já conquistou inclusive um Prêmio Grandes Cases de Embalagem em 2012.

A Aviação é famosa por fabricar uma manteiga sensacional, e o seu doce de leite não deixa a desejar, é gostoso e bem famoso. De coloração bem clarinha, textura suave bem cremosa, bem líquido a ponto do doce ficar escorrendo pela colher que nem um molho, por isso fica melhor depois de passar algumas horas na geladeira engrossando mais. É fabricado no sul de Minas na cidade de São Sebastião do Paraíso.

É um doce que quem experimenta vai lembrar dele para sempre por ter um sabor e textura bem originais, vale a pena experimentar e geralmente é encontrado em grandes supermercados.

 

8. Reserva de Minas

nata

 

Outro doce de leite fabricado no sul de Minas, na cidade de Machado, o grande diferencial da Reserva de Minas é a grande variedade de opções: são mais de 20 sabores variados com frutas, castanhas ou chocolate. Suas compotas em vidro vem com as tampas decoradas com tecido colorido de xita, uma decoração que virou marca registrada da RM ao longo de vários anos a diferenciando de todas as outras marcas nas prateleiras de lojas. Um marketing muito bem feito.

Agora o grande sucesso da marca é o Doce de Leite de Nata Suíça, um nome que batizaram a receita familiar própria, que usa muito mais leite e 50% menos açúcar do que a receita do doce de leite tradicional. O doce fica com sabor mais suave, a textura também muda e a cor fica branca. O sabor é delicioso, algo nunca experimentado antes, quem ainda não provou precisa definitivamente conhecer uma vez na vida a Nata Suíça da Reserva de Minas, de preferência a compota que é feita com nozes, o nosso preferido e o mais vendido da loja. Para os que não gostam de muito açúcar provavelmente irão gostar muito dele.

Aqui temos todos os sabores, foi uma das marcas que escolhemos trabalhar pela qualidade e variedade. Clique aqui para ver todos os sabores. 

 

7. Ramalho

ramalho

O doce de leite do Ramalho é vendido em barras, pra comer em fatias. Bem macio, assim que você come ele desmancha totalmente na boca. Vale a pena experimentar, é um excelente exemplar do Vale do Aço, de Ipatinga, ja consolidado nas lojas do Mercado Central de BH.

A versão tradicional é nossa favorita, mas precisa ser consumida devagarinho durante os dias porque se for exageradamente pode ficar enjoativo.

 

6. Na Palha

palha

Com uma embalagem muito simpática na palha de bananeira, tudo é feito bem artesanal, rústico, da roça mesmo, excelente pra espalhar dentro de cestas e kits de presente. Para manter o doce seguro e limpo dentro da palha ainda tem uma camada de plástico para isolar ele do meio externo.

A textura é firme, é praticamente um pedacinho de doce de leite em barra, macio, coloração bem escura com sabor torrado de um doce que propositalmente passou um pouco do ponto pra ficar levemente queimado, e muito gostoso. É feito em Belo Horizonte mesmo, preservando as origens do velho Curral del Rei.

Aqui na loja temos ele em pacotinhos de 10 unidades cada.

 

5. Sabores do Grama

grama

Fabricado por um grupo de doceiras na cidadezinha Santo Antonio do Grama, próximo a Ponte Nova, na Zona da Mata, elas se uniram e criaram uma associação de produtoras. A decoração da compota tem o tecido de xita na tampa, assim como a Reserva de Minas, e fica ótimo para presentes.

A textura é consistente, bem firme tipo uma massinha, mas muito lisa e da até gosto de não perceber nenhum grãozinho de açúcar sequer. O sabor não exagera no doce, mas também não é suave, fica no meio termo. O nosso preferido é a versão com morango, que é feito da própria polpa natural da fruta, sem conservantes e nem aromatizantes artificiais ou aditivos químicos. A coloração é bege escura. Toda matéria prima de frutas e leite é cultivada por eles próprios e usada fresca nas receitas.

 

4. Natado Talhado

talhado

Nesse ponto resolvemos parar em alguma loja do Mercado Central pra procurar algo que combine com doce de leite, e foi aí que achamos uma nova padaria, recém inaugurada chamada Du Pain com uns croissants quase saindo do forno. Vale a pena a visita lá por causa da decoração e pelos pães fresquinhos artesanais saindo de hora em hora.

O doce de leite natado talhado tem um diferencial no início da receita que é talhar o leite com um pouco de limão antes de colocar o açúcar no tacho fervendo. Assim ele fica com textura bem parecida com a ambrosia, porém mais pastoso e sem levar ovo na receita. O rótulo na embalagem está um pouco estranho, a tabela nutricional não contém nem uma miligrama de sódio, apesar dos ingredientes dizer que leva bicabornato de sódio, e não diz que leva limão, vinagre, ou algo que faz o leite talhar… mas… vamos lá…. continuando.

Seu sabor não é muito doce e não é nem um pouco enjoativo. Fica muito suave, mais que o doce de leite tradicional. Muito recomendado para quem gosta de doce de leite mais suave no açúcar, como o Nata Suíça da Reserva de Minas.

Tem uma textura cremosa com pedacinhos macios que parecem queimados do fundo do tacho, mas é o leite talhado. Ela faz o doce ficar bem menos enjoativo e combina muito bem com um queijinho depois do almoço. Esse fabricante é muito tradicional em Minas, com mais de 30 anos no mercado, vem la de São Joaquim de Bicas, na região metropolitana de BH. A lata é um pouco difícil de abrir, não acompanha a tampinha de plástico para tampar depois de aberta, mas no fim vale a pena o sacrifício.

Seu ingrediente infelizmente leva amido de milho na receita, tática usada pra render mais o produto e não precisar usar tanto leite integral, também fazendo perder características organolepticas: Infração média com perca de 4pts na carteira. Ainda assim recomendo experimenta-lo por ser bem diferente e gostoso, ninguém deve viver uma vida inteira sem provar ele pelo menos uma vez.

 

3. Senador

senador

Muito parecido com o Viçosa, porém com a cor mais escura queimada e é fabricado em Senador Firmino, na Zona da Mata Mineira. O sabor é bem cremoso, textura suave, macia, consistente, delicioso. A embalagem é bem simples assim como o Boreal, estilo vintage, porém o sabor é muito mais gostoso.

Sinceramente confesso ter me surpreendido muito, não esperava tanto de uma lata simples com cara de doce de leite industrial de supermercado. Eles já atuam no mercado há 45 anos, um dos fabricantes mais tradicionais e antigos desta lista. Altamente recomendado, faz justiça ao slogan da empresa “Servir com Qualidade” e pode ser facilmente uma opção alternativa para o Doce de Leite Viçosa pois ambos se parecem muito, porém o Senador costuma ser mais barato.

Nos ingredientes levam apenas leite, açúcar e bicarbonato de sódio.

 

2. Rocca

rocca

O Rocca vem da área rural de Pouso Alegre, no sul de Minas, e é o mais novo integrante do mercado dos doces mineiros dessa lista. Com pouco mais de 1 ano de vida já conquistou o prêmio “Expressão de Minas” da Rede Alterosa SBT, colocando a marca entre as 30 empresas de maior destaque no ano de 2015.

A receita é familiar e tradicional da roça, sem conservantes, com produção quase toda artesanal e com todo o leite vindo do próprio gado da fazenda, um diferencial muito importante pra preservar os padrões de qualidade e garantir matéria prima vinda de animais bem tratados eticamente.

Costuma ter presença marcante em eventos gastronômicos de Minas e feiras que valorizam os produtores regionais, como a Aproxima. A embalagem é muito simpática, rótulo de bom gosto, página no Facebook muito ativa com notícias e compartilhando fotos que os clientes e parceiros fornecedores postam. Estão a frente de todas as outras marcas no bom gosto e estratégia da propaganda.

O sabor é cremoso e a textura bem macia, percebe-se na hora que é um doce de leite artesanal, fabricado com ingredientes de qualidade. Diria que é bem parecido com o Viçosa, mas é um pouco mais suave, com coloração não tão escura e tem a grande vantagem da produção ser mais caseira, em menor escala, o que da um sabor mais natural do doce de leite.

Aqui na loja você encontra todos os sabores que a Rocca produz em compotas de 420g: Doce de Leite Tradicional, com Coco, Maracujá e o nosso preferido: com Café.

Tem também a versão em mini compotinhas de 50g, ótimas para montar uma cesta com mais itens ou presentear várias pessoas.

 

1. Viçosa

viçosa

De todas as marcas é o preferido no popular, campeão de vendas, o mais premiado, com maior destaque na imprensa e aquele que todo mundo que vem pra Minas pergunta primeiro nas lojas: “tem o Viçosa?”. Ao mesmo tempo sua responsabilidade é a maior de todas as outras marcas para o novo consumidor: será que ele vai atender a enorme expectativa?!

Nasceu na Universidade Federal de Viçosa – UFV em 1980, um berço que lhe forneceu todo aparato tecnológico e acadêmico para atingir essa receita de hoje. É o único com o status de “lenda” no Brasil graças a liderança disparada nas premiações anuais em concursos especializados de laticínios, ja são 8 prêmios de melhor doce de leite do Brasil, nenhuma marca chega nem perto disso. Há quem diga que outras marcas de doce de leite mineiros também poderiam ter ganhado os prêmios, porém elas simplesmente não se inscreveram nos concursos por falta de conhecimento, valorização do marketing, ou não entendem a importância dos  rankings especializados de qualidade.

Ele não é facilmente encontrado em supermercados, mas no Mercado Central e aqui na Doces de Minas sempre tem. A fábrica tem dificuldades em atender toda a demanda do mercado, não esperavam que o doce de leite Viçosa ficasse tão famoso em tão pouco tempo, e a última notícia que tive é que está quase terminando de construir uma nova fábrica que vai ampliar muito a capacidade de produção, então em breve ele deve estar em tudo quanto é lugar, só espero que mantenha sua qualidade!

Mas vamos falar do sabor! 

Suas principais características é um sabor bem cremoso, uma textura muito macia. Sua produção não tem mistura de amido ou glicose de milho, e toda a produção é feita com 100% de leite de gado selecionado. Sua cor é mais escura “queimada”, similar ao Havana argentino e ao Lapataia Uruguaio, porém mais clarinho e não leva baunilha. Como falamos neste post, a cor do doce de leite é uma característica importante pra ser observada porque pode dizer se o produtor exagera no açúcar durante o preparo, já que em excesso é um dos fatores que vai deixando o doce de leite cada vez mais claro.

Merece todos os méritos e recomendações, e olha que não é fácil estar no topo da lista dos doces de leite de Minas porque aqui é a especialidade de todas as famílias tradicionais no interior. Assim como a cachaça brasileira tem a lenda Havana, de Salinas, o doce de leite tem o Viçosa, de Viçosa.

É vendido nos sabores natural, com coco ou com chocolate, em potes de 400g, e latas de 250g (que nunca vi em nenhum lugar de BH) e 800g. Encontrado com muita facilidade no Mercado Central de BH, e aqui no site você pode compra-lo em pote ou lata.

Ingredientes descritos na embalagem: Leite, Açúcar, Bicarbonato de Sódio e Sorbato de Potássio.

 

 

E você? Acha que faltou algum doce de leite mineiro aqui? Qual o seu favorito?

135 Comentários

  1. Eu como boa mineira sou suspeita de falar de doce de leite, ainda mais quando é fabricado nas Minas Gerais… AHHHH! Não tem como ler este Post e não lembrar de anos atrás quando ainda era fabricado em tachos de cobre e a produção era feita com qualidade, amor e carinho. Foi exatamente isso que encontrei aqui no site, amor e conhecimento pelo que está vendendo, com um jeitinho todo especial em nos “convencer” a comprar aquilo que realmente é bom sem o marketing serteiro de muitas indústrias que não têm amor pelo que fazem e só querem vender. Obrigada Doce De Minas, por compartilhar com todos os consumidores o seu amor e conhecimento por este doce e nos ajudar a fazer boas escolhas!! Bjs! Thati 🙂 #façaboasescolhas #docedeleite #docesdeminas

    1. Olá Thati, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

      1. Faltou o doce de leite chamado Fama Doces

    2. Doces Portão de Cambuí

      1. Faltou o doce de leite Majestic, de Alfenas! Acho o melhor! 😁

        1. Ele entrou no nosso segundo concurso! =)

    3. Precisam conhecer o doce de leite gardingo, de Matipó. Já foi premiado em concurso nacional e é fantástico.

  2. Amei a reportagem! E é um orgulho muito grande ver a Rocca marcando presença nessa lista! E nosso dever, sempre será manter a qualidade é amor ao que fazemos! Obrigada! ❤️

    1. Olá Rosi, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

    1. Olá Fabio, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

  3. Falou o LAC da Cooperativa de Leopoldina Zona da Mata MG.

    1. Concordo! Esse é o melhor!

      1. Olá Fernanda, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

        Para votar acesse:
        http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

    2. Olá Sinthia, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

  4. Já experimentaram o doce de leite Miramar? O laticínio está na cidade de São Lourenço. Tem a versão pastosa e em barras. São MARAVILHOSOS!
    Já comi o de Viçosa e o Miramar não perde em nada pra ele!

    1. Olá Jaqueline, estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

  5. Acho que faltou o cooper Rita da cooperativa de sta rita do sapucai! Muitoo bom!

    1. Já experimentei. Uma delícia.

      1. Olá Jailton! Estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

        Para votar acesse:
        http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

    2. É sensacional mesmo! Dos melhores que já provei!

    3. Olá Paula! Estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

  6. Vocês deveriam conhecer os doces em caldas da Sra. Patricia Demetrio de Ituiutaba . Não magnificos ! Não estou exagerando ! O mini Figo em caldas e de goiaba em calda não tem para ninguém !!! Fica a dica ! Produção artesanal no tacho de cobre ! Muito famosa na região !

    1. Olá Tetzi! Estamos fazendo um novo concurso dos melhores doces de leite de Minas Gerais, e na primeira fase o público está participando na votação do link abaixo, vem nos ajudar votando na sua marca favorita?! =)

      Para votar acesse:
      http://docesdeminas.com/melhores-doces-de-leite-de-minas/

  7. O melhor doce de leite de Minas chama majestic e é de Alfenas

    1. Concordo Márcia. É o melhor!
      Doce de Leite Majestic – Alfenas

    2. Verdade! Sem dúvida, o Majestic de Alfenas deveria estar na lista. É delicioso!

    3. Com certezaaaaaa o melhor doce é o Majestic!!!!!!!! De preferência quando se compra em Alfenas, feito na hora!!

    4. Com certeza o melhor doce de leite que já comi é o Majestic!

    5. Delicioso o Alfenas.

    6. Para mim é o majestic também. Simplesmente M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O!

  8. Faltou o CooperRita! Merecia muito estar nessa lista!

  9. Já experimentei o doce de leite de viçosa maravilhoso, recomendo.

  10. O doce de Santa Rita do Sapucaí também é muito bom! Cooper Rita é a empresa que fabrica, preço acessível e um sabor irresistível! Vale a pena conferir e adicionar a lista!

    1. Também acho!!!

  11. Sou gramense de coração e alma, contudo, hoje resido em Divinópolis. Tenho o costume de presentear os amigos com os doces de leite “Sabores do Grama” e sempre eles recebem elogios. Particularmente, eu era fã do Viçosa, porém, há algum tempo assumi meu gosto pelo “Sabores do Grama”, principalmente para o doce de leite com rapa. Vale a pena aproveitar. Em BH vc tb encontra com pessoas da cidade, em especial com a dona Corina Leal e o Sr. Júlio, lá no Jardim Montanhês (Caiçara), no telefone (31) 3462 1035.

  12. Isamel de Pratapolis

  13. Vale a pena experimentar Coopatos, de Patos de Minas, e Vimilk de Perdões!!!!

    1. Muito bom o doce da Coopatos,um dos melhores junto com o de Viçosa.

    2. O da Coopatos, pra mim, fica no mesmo patamar do doce de Viçosa. MA-RA-VI-LHO-SO!

  14. Faltou o melhor do Mundo COM CERTEZA… O de Santa Rita do Sapucai. Não sou de lá mas só como ele, fantástico.

  15. Faltou o Majestic, é maravilhoso!

  16. O melhor de todos não está na lista..Majestic da cidade de Alfenas…

    1. Onde eu encontro lá em Alfenas, em supermercado mesmo?

  17. Doce de leite Fazenda do Vale em São Sebastião da Bela Vista, o melhor que já experimentei.

  18. Vimilk ee Perdões. …Não tem pra ele….
    maravilhoso…purissimo…..”o melhor” sem dúvida alguma!

  19. Adoro o Vilmilk, de Perdões!! Vale a pena experimentar!!!

    1. Vimilk é excelente!!! Padrão Viçosa!!!Aqui em casa todos adoram. E sai mais em conta

  20. Rocca é simplesmente divino!!! O melhor que já comi!!!

  21. Realmente o Doce Viçosa é maravilhoso!!!

  22. Quem ainda não experimentou o doce de leite Ecila, tradicional de Itanhandu, recomendo. Não há nenhum outro mais gostoso…muito vendido no rio e quase nada por aqui (bh).

    1. Muito bom mesmo!!!Recomendo!!!

    2. Assino embaixo. Ecila é o doce de leite.

  23. Estive na fabrica em Santo Antonio do Grama e comprei alguns exemplares . O que mais gostei foi o que vem com pedaços de raspas e é simplesmente fantástico. Trouxe para Salvador e fez sucesso.

  24. O doce de leite Sabores do Grama é exepicional. Vale a pena experimentar. Gosto de presentear meus amigos e eles adoram.

  25. Realmente o de Viçosa é campeão, mas faltou o da Coopatos, de Patos de Minas. Delicioso!!!! Pra mim, ficaria em segundo lugar. O doce de nata de São Lourenço também é divino. Experimentem esses dois, vale a pena!!!!

  26. Faltou o Majestic.

  27. E o Zebu de Uberaba?

  28. Amo muito o Doce Aviação!
    Todos seus produtos são de ótima qualidade e apreciados por todos. Parabéns Aviação por fazer de São Sebastião do Paraíso uma cidade reconhecida pelos produtos que vocês fazem com muito amor …
    #paraíso #doces #amor #qualidade #gostimdiminas

  29. O Majestic de Alfenas merece ser provado… Já experimentei muitos da lista e nenhum é tão bom quanto…. vale a pena!

  30. Majestic De Alfenas

  31. Faltou o Rádio do Prata! O melhor doce de leite e manteiga da vida!

  32. Nata Suíça Reserva de Minas, “Você nunca viu nada igual ” sem comentários pra este produto e para esta empresa que se diferenciou no mercado, com produtos de qualidade e diferente de todos.

  33. Faltou o doce de leite da marca Radio, ele é muito saboroso da COOPRATA, sem dúvida um dos melhores!!

  34. Reserva de Minas se destaca pelo seu sabor e sua embalagem, nunca vi nada igual, somente cópias …

    Parabéns pela reportagem !

  35. Destes dez, me faltam apenas o Ramalho e o Sabores do Grama.
    Falta acrescentar o doce de leite Majestic, antigo Meia Lua, também em lata metálica.
    Muitíssimo bem feito e mais refinado que a imensa maioria. Dá um páreo bom com o Viçosa e é menos doce que este último.

  36. só doces bons , mas faltou o magestic de ,alfenas.

  37. Olá. Realmente doce de leite é uma maravilha.
    Mas tenho aqui que divulgar o da minha família que começou com minha bisavó, o doce de leite da “VOVÓ BERNADINA” de Gonçalves – MG. Uma pacata cidadezinha do Sul de Minas de +/- 4 mil habitantes apenas.
    Fica aí a dica pra vocês conhecerem.

    1. Eu e meu namorado fomos para Gonçalves e AMAMOS o doce de leite Vovó Bernadina, foi o melhor que já experimentei!!

  38. Gosto muito de doce. Principalmente o doce de leite. Faltou a avaliação de um muito vendido nso supermercados. O Itambé. É muito bom mas prefiro o Viçosa. Eu gostava muito de um doce de leite de Caxambu. O melhor de todos. Mas não acho mais para comprar. Senão parabéns pelo post

  39. O Mirahy também é bastante tradicional. Viçosa e Senador tb são campeões. Mas senti falta do Leite de Curral, comum no Mercado Central de BH, em barrinhas. Tem uma textura perfeita e não muito doce. Fantástico!
    O da palha é ótimo também.

  40. Olá !!! O Senador e o mais top !!! Amo !!! Amo !!!! E o Senador com coco ??? É simplesmente maravilhoso !!!!

  41. Faltou o doce de leita da Fazenda do Vale. A fábrica é próxima Pouso Alegre. Um sonho de doce de leite.

  42. Sem dúvida faltou o Majestic!!!!

    1. O Boreal era um doce muito bom, chegou a ficar em segundo colocado no concurso nacional em 2002 a frente do doce Viçosa, achei que a fábrica tinha fechado, mas pelo visto ainda está ativa.
      A classificação do doce depende muito dos julgadores e região, no nordeste do Brasil a preferência é o doce mais claro, e no sul um doce mais escuro, por isso o doce de Minas Gerais principalmente da Zona da Mata e Vertentes, são os preferidos porque os julgadores do concurso nacional são da mesma região, inclusive um dos jurados é da UFV, onde é feito o doce Vicosa.

      1. Eu gosto do Boreal com coco

  43. Faltou o Miramar. …

  44. O doce de leite da Imperial de Caxambu é maravilhoso. Vale a pena experimentar, muitas variedades. Adoro a versão com nozes.

  45. O Doce de Leite majestic é o meu queridinho ele é bem parecido com o aviação, bem cremoso e nadaaaa enjoativo e bem mais em conta…Eu não sou muito fa de doce de leite, sempre acho doce demais, mais o majestic da até água na boca so de pensar e tem na versão com chocolate.

  46. O doce Senador é realmente um doce puro e saboroso,exatamente por ser fabricado de leite fresco.A matéria prima de qualidade é o principal segredo para uma empresa de tradiçao conferir sabor e textura.Sou consumidora deste doce a mais de 50 anos.

  47. Nata Suíça Reserva de Minas, um produto totalmente diferenciado.

  48. Olá, o Gardingo é muito bom, da cidade de Miraí. Apesar da embalagem ser feia e não parecer, é muito bom.

  49. José de Alencar – BH

    Realmente MG é destaque mundial em doces. Mas, quem não conhece experimente este Reserva de Minas, é simplesmente sensacional e barato.

    Parabéns a quem fez esta materia.

  50. acho que todos são maravilhosos, mas gostei muito do Reserva de Minas pois é o que mais parece com
    o da minha (falecida) vovó.

  51. Majestic de alfenas é o melhor de todos!!!!!!

  52. Acho que vocês deveriam experimentarno doce de leite Magestic, de Alfenas-MG , conheço muitos que preferem ele do que o de Viçosa, acgo que ele vende em BH também! Vale a pena 😉

  53. Sou de Viçosa-MG e com família paterna de Senador Firmino, por isso conheço bem o Doce de leite Senador Firmino e o Viçosa desde minha infância, sempre os consumi. O Doce de leite Viçosa (puro) não ah o que se dizer, espetacular, disparado o melhor, o “com coco” e o “com chocolate” não chegam a ser tão especiais apesar de gostosos. o Doce de Leite Senador Firmino é um bom doce de leite, porem ao contrario do que foi dito aqui possui sim cristais de açúcar perceptíveis e não é mais escuro que o “Viçosa”. Porem não foi falado do Doce de leite com coco de Senador Firmino, esse sim especial. Mesmo se sentindo alguns cristais de açúcar vale a pena, tem lascas de coco maiores bem perceptíveis e saborosas. Na minha opinião o Doce de Leite com coco Senador Firmino ganha do Doce de Leite com coco Viçosa.

  54. Outro que poderia fazer parte da lista é o Doce de Leite Souvenir de Tabuleiro, na Zona da Mata de MG.

    Caso não conheça, recomendo experimentar.

    1. souvenir eu conheço um otimo doce de leite esse eu recomendo

  55. Faltou o Doce do Lat. Boa Nata

  56. Faltou um que se chama ITA, a fábrica fica no município de Itabirito. Para mim, é melhor que o Viçosa. Vale a pena experimentar. Hoje em dia ele já é vendido no Verde Mar.

  57. Sou um comedor de doce de leite contumaz e conheço a maioria das marcas apresentadas. Na minha opinião, algumas não deveriam estar aí e outras, que não estão, deveriam estar no topo da lista. Entre essas últimas, cito, como melhor exemplo, o da Cooper Ita (Cooperativa de Itaúna), um doce de leite fino, macio e absolutamente equilibrado, que considero até melhor que o Viçosa (com a vantagem de custar a metade do preço deste).

    Aliás, o Viçosa realmente é muito bom, mas existem, em Minas, muitos outros doces comparáveis a ele, que não são tão famosos realmente porque não se inscrevem em premiações, essas coisas. Experimentem o doce da Cooper Ita e comprovem o que estou falando.

  58. com certeza o doce Mirahy pode não ter uma embalagem sofisticada, mas o sabor de sua receita tipicamente caseira, é incomparável, pena que não é fabricado em larga escala! Mas talvez seja esse o segredo…

  59. Absurdo o Vimilk, de Perdões, não estar nessa lista!
    O Ecila, de Itanhandu, também é maravilhoso!
    Esses dois são os meus preferidos!

  60. O doce de leite BOREAL é maravilhoso! Acontece que todo produto ao ser colocado em LATAS pode alterar o sabor, mas a perfeição desse doce “in natura”, direto da fábrica, é maravilhoso. Convido-os à vir em Rio Pomba – MG e visitar a fábrica de LATICINIOS RIO POMBA (popularmente conhecida como BOREAL) E EXPERIMENTAR não só o doce de leite mas também o melhor queijo padrão do Brasil, campeão com certificado e tudo e demais produtos.

  61. Faltou o dos Antunes de Moeda! Muito bom

  62. Entre os industrializados/food service, e embora levemente mais salgado (quase imperceptível), vale citar o Itambé que tem um bom custo-benefício e ótima textura de trabalho, além de ser facilmente encontrado no mercado.

  63. São tantos doces produzidos em Minas que é difícil dizer o que faltou, porém o Suvenir, de Tabuleiro, e o Alvorada, de Montes Claros, são ótimos doces. Todos os avaliados são muito bons. O São Lourenço é uma marca famosa e fácil de encontrar e por isso senti falta na lista de vocês, além de ser um doce de leite muito bom, tanto pastoso como em barra. E não escorrega na versão light.

    1. Onde encontro o doce de leite Alvorada em Montes Claros?
      Pela internet não encontrei nenhuma representação dele, conheço porque já ganhei uma vez para experimentar e é maravilhoso, o melhor que já comi em algum dia.

  64. Não deixem de experimentar o doce de leite Rádio da Cooperativa de Prata no Triângulo Mineiro e depois, tenho certeza que vão dizer que realente este deveria fazer parte desta seleta lista.

  65. Doce de leite Senador é disparadamente o melhor!!!!!! O de côco então…DIVINO!!!

  66. Só acho que o doce de leite Senador deveria ficar em 1º lugar na lista! Muito bom! Apenas falta marketing. O com coco possui belas lascas da fruta in natura, saborosíssimo! Recomendo todos experimentarem!!!

  67. Amei a matéria!!! Não sou Mineira, mas amo os produtos mineiros há anos! Inclusive Sempre que vou a BH compro alguns desses para trazer para Vitória. O meu preferido é o Doce Boreal. Ele e mais suave que o Viçosa, parece ter menos açucar. Aqui em casa ele já foi aprovado pela galera!!! Nunca senti essas pedrinhas de açucar que você comentou. Já senti no Viçosa, que eu consumia antes do Boreal. Estou cada vez mais apaixonada por ele. Com um queijinho mineiro então, fica perfeito!! Abraço!!

  68. Faltou avaliar o doce de leite da Coopatos de Patos de Minas, o único que compete com Viçosa, ele também é feito somente de leite selecionado e açúcar nada mais.

  69. Faltou o doce de leite Rádio, da cidade de Prata no triângulo Mineiro em MG, sem dúvida melhor de MG, vale a pena experimentar, sabor surreal

  70. Entrou no mercado este ano o doce de leite pastoso Dom Coimbra. Ganhou em 2º lugar no 42º Concurso Nacional de Produtos Lácteos. É da cidade de Coimbra/MG. Simplesmente sensacional.

  71. Vou dar uma dica pro site: Doce de Leite da Capul! A Cooperativa Agropecuária de Unaí. Sim, é minha terra natal e sou suspeito pra falar. É industrializado assim como são vários da lista também, mas vou te falar, pense num doce de leite bom. Cremosíssimo, coloração marrom no ponto, não enjoativo… pra mim é o melhor do mundo, digo mais, melhor de minas gerais.

    Eles são muito fracos de marketing. Toda a linha de laticínios deles é ótima, com destaque pro requeijão (não o cremoso) e o doce de leite.

    Não sei se vão provar e aprovar, muito menos se vão vender aqui, mas recomendo. Não morra sem comer esse doce de leite.

  72. Baldim, na grande BH, é a cidade dos doces.. Tem doces maravilhosos.. Provavelmente não participaram de concursos..

  73. Gostei de saber q o Senador é o 3° da lista.

  74. Comprei o rocca e achei fantástico o com café , agora estou com uma lata do magestic , depois eu conto para vcs .

  75. Muito útil sua opinião. Vou experimentar os melhores colocadis. Senti falta do doce de leite da cooperativa de Itaúna. De todos que conheço é melhor.

  76. FALTOU O DOCE DE LEITE UBARI, UM DOS MELHORES QUE JA COMI ATE HOJE

  77. Olá, achei que faltou o meu doce de leite preferido : O da Coopatos tradicional e com café! São divinos e puros .
    A origem é de uma das regiões leiteiras do alto do Paranaiba, Patos de Minas. É uma região à 850m de altitude com muita fazenda leiteira ja tradicional!

  78. Boa noite, gostaria de saber se existe uma marca de DOCE DE LEITE chamada CAPITÓLIO , proveniente de minas gerais. Muito obrigada , no aguardo.

    1. Eu conheço a marca Delícias de Capitólio, marca de doces de leite sem igual. Nunca comi nada nem parecido. Não tenho vontade de comer doce de leite nenhum mais a não ser este rs

  79. falou em minas,falou em ótimas comidas e doces, não sou de minas mas já morei no estado com muito prazer e saudades, parabens a todos os mineiros. Um abraço.

  80. O melhor doce de leite que já comi é o da Leiteria Nevada de Carmópolis de Minas, confesso que nenhum outro doce de leite chegou perto. Recomendo…

  81. No início dos Anos 80 havia uma distribuidora com produtos da Laticínios Miramar (São Lourenço – MG) próxima ao Pavilhão de São Cristovão (no bairro de São Cristovão), cidade do Rio de Janeiro; lá poderíamos comprar o melhor doce de leite em barra do universo – o mesmo caracterizava-se por ser bem escurinho e nada enjoativo, lembrando muito o de leite condensado cozinhado por 2 horas ou mais na panela de pressão.
    Alguém sabe se ainda existe e onde posso encontra-lo, via internet.

  82. De todos os comentários sobre os doces eu aprovei apenas referente ao DOCE VIÇOSA por esclarecer que ele não contém amido e nem glicose de milho. A maioria de doces de leite no mercado contém estes ingredientes que fazem com que o doce deixe de ser o verdadeiro doce de leite mineiro; Então, a marca DOCE DE LEITE VIÇOSA está de parabéns e eu, mineira que moro em Sampa, vou comprar para experimentar. Os outros… chorem!… porque doce de leite de verdade não pode ter amido de milho, nem farinha de trigo e nem quaisquer misturas alheias ao seu propósito que é o de ser “doce de leite”.

  83. Pra mim o melhor é o Doce de Leite Pastoso Souvenir em compota, gosto mais dele do que do Viçosa, é fabricado em Tabuleiro-MG. A primeira vez que fui a Porto Alegre-RS levei um pote de presente para a família da minha namorada e adoraram o sabor, de fato é bem mais suave que a maioria das marcas, se não me engano é até mais suave que o Viçosa (faz tempo que não como esse doce…). Quanto a versão em lata… eu não gosto pois me parece bem industrializada, a versão em compota é bem artesanal, muito mais saborosa.

  84. , faltou comentar sobre os doces tatitania que sao muito bons e fabricado em poços de calda mg

  85. Para mim sem sombra de dúvidas o doce leite Senador é o melhor ou pelo menos era o melhor. Passei as férias da minha infância visitando parentes em Minas Gerais e
    me deliciando com essas latinhas : )
    Há tempos não como, mas lembro bem da sua textura cremosa , suave e com cristais de açúcar.
    Morei em Viçosa na época da universidade e conheço bem o Doce de Leite Viçosa , na minha opinião sincera não acho tão bom , uma imitação barata e mal feita do doce de leite argentino.

  86. Fui em varios sites na internet para pesquisar sobre
    isso, li varios sites e nenhum se compara a esse aqui, seu Artigo e
    exelente, muito bem feito e explicativo, adorei. obrigado pelas informaçoes.

    desculpe o portugues estou fora do BR a anos.

  87. Doce de Leite Majestic pra mim o melhor!!!!!

  88. queria saber qual deles dessas marcas tem menos doce, quer dizer, menos açúcar

    1. Olá Andre, o Nata Suíça da Reserva de Minas é o que tem menos açúcar. =)

  89. Acabei de conhecer Belo Horizonte e comi melhor Doce de Leite que já experimentei. Doces Antunes, da cidade de Moeda. Maravilhoso.

  90. Eu acho que não existe mais o Doce Alvorada de Montes Claros , mas era um excelente doce.

  91. O melhor Doce de Leite que existe em Minas é o da LAC de Leopoldina, não tem nada igual. Experimentem, por favor!

  92. Já provei doces brasileiros e argentinos. Neste quesito os Hermanos estão infinitamente na frente em sabor e qualidade. Talvez o doce brasileiro que mais se aproxime das características de um bom doce de leite argentino é o produzido pela Tirol.

  93. Conheci o site hoje! Eu gosto muito dos doces de leite Majestic, da Alfenense (bem clarinho, sem amido… muito gostoso!) e também do doce tradicional da Sta Edwirges.

  94. Doce de Leite Ecila é o melhor!
    Salve Itanhandu!

  95. Pessoal, como vcs não colocaram o doce de leite MIRAMAR de São Lourenço??? pra mim é o melhor disparado ( e eu já provei mais da metade desses da lista de vcs)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *